Depoimentos
Entre Angola e Portugal: Infância e Identidade no Ano da Independência, João Neves
Chamo-me João Ângelo Stattmiller de Saldanha Alburquerque Neves, nasci em 1972 em Luanda e cresci na Praia do Bispo, o bairro dos meus avós.
Dimensões da política de assimilação, anos 70
Este estar entre mundos de certa forma foi algo que marcou minha infância e a minha adolescência. Acho que seria bom falar um pouco do…
Filantropia na Diáspora, Maria Eduarda Bento Ferronha
Contexto
Num evento da Associação Participar +, na Fundação Gulbenkian, quando o Dr. Hélder Oliveira apresentou-me a Dra. Eduarda Ferronha, lembrei-me logo como a enfermeira Fátima Vasconcelos, minha mãe e outras enfermeiras se referiam com estima a monitora Maria Eduarda Bento Alves Ferronha com orgulho e nostalgia e como falam do ensino da Escola Técnica…
As Acções Sociais de uma Católica, Dionísia Freire Martins
Dionísia Freire Martins leva-nos à infância dos assimilados residentes nas fazendas do Dondo e a relação entre as famílias nacionais assimiladas e as indígenas.
Fala-nos das diferenças da educação na sua época e de agora. Na altura, estar na rua seguia regras de conduta: não se conversava, as pessoas saudavam-se e caminhavam pelo lado direito…
As Bolsas Missionárias e o Protestantismo em Angola, Eunice Neto Foreid
Contexto
A particularidade deste depoimento é pertencer a história de vida da primeira cidadã angolana, negra registada na Ordem de Advogados Portuguesa e provavelmente na diáspora da actual União Europeia. Em 1983, a Ordem de Advogados de Portugal autorizou esta advogada, campeã de basquetebol do Império Português e cantora lírica a exercer a sua profissão.…
As Fases do Ensino em Angola, Noémia de Fátima Lourenço da Silva
Fátima Lourenço da Silva, foi identificada no início do projecto pela educação ser a força motriz do desenvolvimento. Formada em história pedagógica pertence à uma família malanjina, onde as meninas estudaram, foram professoras e desempenharam diversos cargos no Ministério da Educação de Angola ao longo da sua carreira, hoje reformadas. Sua irmã Filomena Kitumba[1] já…
A Música Nacional e as Organizações Juvenis, Alberto Arsênio de Sousa (Beto Sassá)
Alberto Arsênio, conhecido por Beto Sassá é da geração cujo embrião da musicalidade faz parte da cultura angolana pós 25 de Abril, durante o qual a rádio e a televisão divulgavam as letras outrora escondidas nos sons da dikanza. Os portugueses não dominavam suficientemente as nossas línguas para captarem as mensagens africanistas. Caso contrário, muitos…